FAST FASHION
- bloginformefashion

- 9 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jun. de 2021
Você já ouviu falar de Fast Fashion? Ainda que não, você provavelmente já usou roupas feitas por esse meio de produção.

Fast Fashion no português quer dizer "moda rápida", isso porque é um modelo de negócio no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados, literalmente, muito rápido. A produtora de moda Edna Lima, informa que fast fashion é uma maneira adotada por grandes varejistas que criam sempre novas coleções, atentos às tendências, cada vez mais rápido e com pouca qualidade, para estimular o consumo.
Esse movimento surgiu na gringa por marcas como Zara e Forever 21, e foi trazido para o Brasil pela Riachuelo, Renner, e outras lojas. O que torna isso tão polêmico, são os impactos ambientais e sociais dentro desse modelo de negócio.

“Para produzir essa enorme quantidade de roupas,(a indústria da moda) exige diversos recursos do meio ambiente, principalmente por conta dos resíduos têxteis. E além disso, a mão de obra precarizada ou escrava é que está por trás do processo, já que as grandes empresas querem entregar rápido o produto, mas sem fazer grandes investimentos".
Edna Lima, Produtora de moda
Isso é bem preocupante, mas Edna orienta que hoje em dia é possível evitar esse tipo de consumo, a começar por conhecer o processo que há por trás das suas roupas. Atualmente existem marcas de Slow Fashion (moda devagar), que são mais transparentes, e geralmente estão envolvidas com a utilização de materiais recicláveis. Outro consumo sustentável, que diminui tais impactos, são os brechós, que estão crescendo bastante ultimamente, e é um modelo de consumo que além de sustentável, permite encontrar peças únicas e de qualidade.
Edna indicou três brechós em Goiânia que valem a pena serem conhecidos:
E você conhecia esse termo? E que outro tipo de moda sustentável você conhece? Conta aí nos comentários.
Por Alanis Galvão





Comentários