MODA NA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS POLÍTICOS
- bloginformefashion

- 19 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mai. de 2021
Já parou para pensar no papel da Moda na Política?
Desde muito cedo na história, figuras políticas se esforçam para criar uma imagem que agrade e atraia eleitores e seguidores, e a moda é um dos meios mais efetivos para isso. As roupas com que são vistos publicamente são sempre cuidadosamente pensadas para passar mensagens e informações desejadas, mesmo que nós, muitas vezes, não percebamos. Algumas vezes, também, descuidos na hora de se vestir os levam a virar alvo de críticas.
Nazismo
Cores escuras: ajudavam a imprimir a imagem sombria e autoritária de seus seguidores, e a impor medo aos contrários.
Cortes "impecáveis" e "elegantes": criavam a aura de "superioridade" pregada pela ideologia de Hitler.

Você Sabia ?
A grife alemã Hugo Boss produziu os uniformes nazistas durante os anos de Segunda Guerra, Inclusive utilizando mão de obra forçada e escrava.

Bolsonaro
Toda a imagem do atual presidente da república é construída em torno de um esforço para o aproximar do público brasileiro, criando a aparência de "gente como a gente". Por isso, Bolsonaro costuma aparecer muito com roupas informais, camisetas de time, gravatas tortas, ternos bagunçados, peças descombinadas, chinelos, etc.

Além disso, a marca escolhida pelos apoiadores de seu governo também é bastante conveniente para a construção dessa imagem para o presidente: a camisa da seleção brasileira de futebol, esporte que costuma unir a população brasileira em torcida.

Kamala Harris
A escolha da recém-eleita vice-presidente dos EUA de usar All Star a aproxima de novas gerações por vários meios. Primeiro, mostra que as mulheres não precisam usar salto alto ou sapatos desconfortáveis para serem levadas a sério em seus cargos. Além disso, a escolha de um tênis de preço acessível colabora para a identificação com seu público, criando a imagem de "figura acessível".

Dados: site metrópoles e site incrível historia
Gostou do debate?
Deixe sua opinião nos comentários!
Por Alanis Galvão





Comentários