top of page
Buscar
  • Foto do escritorbloginformefashion

E-COMMERCE TEM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO VAREJO DE MODA


"Foto: Pinterest/Start Your Boutique"

Até pouco tempo atrás era muito mais comum ouvir pessoas dizerem ter receio de fazer compras on-line. Para itens de vestuário então, nem se fala. A maioria dos consumidores tinha medo de errar no tamanho, no caimento, não gostar do material e outros tantos motivos.


Afinal, com o aumento do uso de tecnologia em nosso dia-a-dia, isso vem mudando drasticamente ao longo dos últimos anos. Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), até 2019, o volume de compras on-line apresentou crescimento anual consistente, superior a 11% ao ano.


Além da mudança progressiva de hábitos dos consumidores, o cenário de Pandemia deste ano deu um grande empurrão nesses indicadores. Com lojas físicas fechadas, compradores moveram seu consumo para o mundo online.



Voltando ao varejo de moda, de acordo com algumas agências especializadas em comportamento e consumo digital, somente no 1º trimestre de 2020 (período quase totalmente anterior à quarentena) as compras online no setor de Moda foram 23% superiores ao mesmo período do ano anterior.

Meses depois, sem a reabertura total das lojas físicas, o Setor de Varejo de Moda cresceu 100% entre Maio e Abril e 53% entre Junho e Maio de 2020 segundo estudo do IBGE.


Essa mudança de comportamento do consumidor de moda pode ter diversas razões, mas de acordo com Khenia Souza, gestora de moda, as iniciativas das marcas para facilitar as escolhas do cliente e diminuir suas incertezas no momento da compra contribuem para isso.


“Essa transformação se deve a muitos fatores, mas com certeza as maiores influências são a facilidade oferecidas pelas lojas online em todo o processo de compra e também a representatividade dos canais digitais na influência e na decisão de compras”.

Khenia Souza, gestora de moda em Goiânia


Para Khenia Souza, a experiência dos goianos ao comprar roupas online tem melhorado muito, com serviços como consultoria online com vendedores, ferramentas capazes de indicar a melhor numeração a partir de poucas perguntas, entrega express e facilidade na troca e devolução.


Outro fator importante para essa mudança do modo de compra pode estar relacionado ao fato das novas formas de influenciar. Khenia informa, que hoje em dia a maior parte do marketing das marcas é feito através de redes sociais e influencers, que deixam sua roupa dos sonhos a apenas alguns cliques de distância.

Por Alanis Galvão


27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Linha traço
bottom of page